quarta-feira, 14 de julho de 2010

Morangos - compota

Minha irmã comprou uma caixa gigante de morangos e foi pra Maringá. Elas estavam quase indo pro beleleu, tive que tomar providências...

COMPOTA DE MORANGO
4 xícaras (chá) de morangos lavados e sem cabinho
2 bananas nanicas beeem maduras, picada
1 maracujá azedo
meia xícara (chá) de açúcar

Em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando e quando começar a ficar mais borbulhante, abaixe o fogo e mexa, para não grudar no fundo da panela. quando estiver bem grossinho, retire do fogo e coloque em potes de vidro esterilizados com água fervente.
Sirva como geléia ou como cobertura para frutas.

Doces com frutas

Nesse frio, a fome ataca forte e a vontade de coisas doces parece a luz no fim do tunel, para esquecer o frio e a chuva de SP hoje... aiiiii....

Banana assada com castanha e damasco
1 banana nanica
pitada de canela em pó
2 castanhas do Pará
3 damascos

O preparo é dificílimo!
descasque a banana e coloque em um prato refratário. Polvilhe com canela e leve ao microondas por 90 segundos, na potência media alta. enquanto isso, pique grosseiramente a castanha de caju e o damasco. polvilhe sobre a banana e manda bala.


Rende 1 porção

Dicas da nipa
Castanhas e frutas secas são por si só uma ótima opção de lanche, já que são fáceis de levar na bolsa e são bem nutritivos. É verdade que tem mais caloria do que gostaríamos, mas geralmente contém gorduras do bem e uma quantidade boa de fibras.
Se quiser incrementar com mais fibras, adicione meia colher (sopa) de aveia em flocos.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Massa!!!

Elas não são as vilãs das dietas, principalmente para quem está com as atividades físicas em dia (rs). Minha receitinha engana-gula, para quem está de dieta, como eu, e morrendo de vontade de comer uma massa.

Macarrão mediterrâneo

Meio pacote de macarrão (penne, de preferência)

2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho
1 cebola cortada em cubinhos
1 berinjela grande, cortada em cubinhos
1 abobrinha italiana, cortada em cubinhos
1 lata de tomate pelado, picado
sal
1 galhinho de tomilho
salsa e manjericão picado

Em uma panela, coloque cerca de 3 litros de água para ferver. Enquanto isso, prepare o molho.

Em uma panela de fundo largo ou frigideira, aqueça o azeite e doure o alho com a cebola. Junte a berinjela e a abobrinha de refogue, mexendo de vez em quando. Junte o tomate pelado, tempere com o sal e o tomilho e quando começar a ferver, apague o fogo.

À essa altura, a água já começou a ferver. Junte 1 colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que fique al dente. Retire do fogo e escorra bem a água. Junte ao molho, polvilhe a salsa e o manjericão e sirva bem quente.

Rende 4 porções

Dicas da nipa:
Para quem não dispensa um queijinho com massa, minha sugestão é esfarelar um pouco de ricota defumada. Experimente, você vai curtir.
Para quem tiver paciência, meio maço de rúcula picada também combina super bem.
Agora, se você quer uma versão gordinha, uma linguiça fresca para refogar com a cebola e o alho fica uma coisa!!!!