sexta-feira, 4 de março de 2011

Pão de queijo

Minha amiga Lu mora em Chicago e é talvez, a pessoa mais brasileira que conheço kkkk. Isso significa bom humor, jogo de cintura e paixão por praia e nossas guloseimas.
Infelizmente, fica dificil fazer pão de queijo sem polvilho, ingrediente que não faço a menor ideia se vende por aí (se sim, será manioc starch). É ele que dá a consistência caracaterística...

Precisa estar com boa disposição para fazer, pois apesar de ser delicioso, é preciso ter muque para sovar a massa, que gruda demais nas mãos.

PÃO DE QUEIJO

1 pacote de polvilho doce ou azedo
1 xícara e meia (chá) de leite
meia xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de queijo-de-minas meia cura ralado
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 ovos
óleo para untar

Unte 2 assadeiras grandes com óleo e reserve.
Em uma tigela refratária grande, espalhe o polvilho e reserve.
Em uma caneca, coloque o leite e o óleo e leve ao fogo. Quando ferver, retire do fogo e despeje sobre o polvilho, para escaldá-lo. Com uma colher grande, comece a unir os ingredientes e assim que conseguir, comece a sovar a massa com as mãos. Misture os queijos aos poucos, os ovos e sove até ficar homogêneo.
Acenda o forno e deixe a cerca de 180°C. Modele bolinhas e coloque na assadeira (se necessário, unte as mãos para facilitar). Leve para assar por meia hora, mais ou menos.

Rende cerca de 80 unidades


Se quiser, modele as bolinhas e leve ao freezer, arrumadas em uma assadeira forrada com papel manteiga. Assim que congelarem, retire da assadeira, coloque em sacos plásticos e volte ao freezer.



Unte uma

Nenhum comentário: